As cirurgias serão custeadas com recursos do Fundo Municipal de Saúde, numa parceria da Prefeitura de Itabuna, Instituto de Cirurgia Bariátrica Metabólica e Santa Casa de Itabuna. O médico Fabrício Messias adianta que para o mês de março está confirmado o procedimento em outros 15 pacientes e a expectativa é para o mesmo número de beneficiados em abril.
“A expectativa é que essa programação, mantida com recursos do Fundo Municipal de Saúde, prossiga até o final do ano, com média de 15 a 25 cirurgias por mês. Essa retomada do serviço foi resultado de um grande esforço da gestão municipal”, explica o médico.
Os submetidos ao procedimento cirúrgico estão sendo captados pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde de Itabuna. “O beneficiado deve enquadrar-se em alguns critérios de saúde, observando a situação em que a obesidade tem causado doenças. Geralmente, os selecionados são pessoas que estão com comorbidades, como hipertensão, diabetes e obesidade grave”, afirma o médico. Fonte https://pimenta.blog.br/