Pensando em ainda reduzir os impactos causados pela pandemia, a prefeitura de Itapetinga passou a ofertar, na policlínica municipal, o serviço de psiquiatria para adolescentes com mais de 13 anos.
Embora saibamos que as crianças e adolescentes são mais resistentes à ação do vírus do que os adultos, suas mentes estão entre as vítimas preferenciais do cenário atual. Um dos mais completos estudos já realizados sobre os efeitos da Covid-19 na saúde psicológica identificou o aumento explosivo de sintomas de ansiedade e depressão entre jovens. De acordo com a pesquisa, um em cada quadro jovens desenvolveu algum tipo de ansiedade enquanto o novo coronavírus se multiplicava pelo mundo.
“Ao implantarmos esse serviço, completamos a rede de atendimento psicológico no município. Já oferecíamos o serviço para adultos. Em 2021, implantamos o atendimento a crianças e, agora, completamos nossa gama acolhendo, também, pacientes entre 13 e 18 anos”, explicou a diretora da Atenção Especializada, Karine Anunciação.
Fiquem atentos:
O psiquiatra afirma que é preciso que os pais fiquem atentos a sinais de qualquer tipo de alteração no comportamento dos filhos. Normalmente, o adolescente tem alguma mudança de postura, seja comportamental ou acadêmica, tendendo a não se interessar por atividades em grupo e se isolar. É preciso ficar atento aos seguintes sinais: isolamento voluntário, agressividade verbal, automutilação, verbalização de que as coisas não estão boas e descontentamento anormal com o seu cotidiano.
Detectado algum tipo de anormalidade, procure a policlínica municipal.