O pastor Joel Engel lembrou sobre o plano de Deus desde antes da criação do mundo, pelo sacrifício do Cordeiro.
Em uma série de mensagens sobre a graça, o pastor Joel Engel lembrou sobre o plano de Deus desde antes da criação do mundo, através do sacrifício do Cordeiro.
“Antes de criar você, Deus sabia que você iria errar e pecar, mas Ele preparou uma solução: Eu vou mandar minha graça”, afirmou Engel no culto desta terça-feira (10).
“Deus o incentivou e o mandou levar ao povo a primeira promessa, que está em Êxodo 3:21-22: ‘Eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios’”, destacou Engel.
O versículo continua: “Cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata, e jóias de ouro, e vestes, as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.”
Segundo o pastor, essa é a primeira bênção que Deus dá quando tira alguém do Egito: uma graça que enriquece. “As mulheres do Egito andavam com as jóias mais caras do mundo e Deus as deu para suas filhas. Que Deus maravilhoso, que pensa nas roupas para os meus filhos e nas jóias para as mulheres. Deus pensa nos detalhes”, disse.
No entanto, o pastor lembra que a graça é um favor imerecido de Deus: “Eu tenho aquilo que Deus quer que eu tenha e recebo aquilo que Deus quer que eu receba.”
Chaves de Deus
Qual a chave para que essa benção de Deus se manifeste na vida de seus filhos? Engel explica que a primeira promessa foi que o povo sairia de “mãos cheias”, mas isso exigiu antes um mandamento: “o sacrifício de um cordeiro para cada família.” (Êxodo 12:1-3)
Naquele momento, o pastor explica que Deus virou uma chave. Êxodo 12:2 diz que no mês de Nisan (equivalente a setembro em nosso calendário), foi estabelecido “o primeiro mês do ano.”
“Já havia um calendário em andamento, mas naquele momento Deus ordenou que se iniciasse um novo calendário. Deus pode começar um novo calendário em sua vida, um novo tempo”, declarou. “Você deve acordar diariamente com essa expectativa: pode ser hoje o novo dia.”
O pastor continua: “Deus se dá ao luxo de dar luxo para quem está no lixo. Quem vai contestar? É um decreto e Ele dá para quem quer.”
O cordeiro é a mensagem de Deus
Apocalipse 13:8 diz que “o Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo”. O que há de especial nisso? O pastor Joel Engel ensina que a resposta está no princípio.
“Antes de Deus criar o tempo e dizer haja luz, Ele sacrificou o cordeiro. Isso mostra que antes de começar qualquer coisa, Deus separou o cordeiro. O cordeiro é uma mensagem de Deus ilustrada”, afirma.
O pastor faz um paralelo a Abraão, que obedeceu a direção de Deus e apresentou seu filho para ser sacrificado. Por causa de sua obediência, Deus entregou um carneiro — ou seja, um cordeiro adulto — para ser sacrificado no lugar de Isaque.
“Quando Deus dá um cordeiro para resgatar Isaque, Ele passa a ser seu dono. O que aconteceu com você quando Deus entregou um cordeiro para te resgatar? Você se tornou filho de Deus”, destaca o pastor.
“A graça nasce a partir do momento em que o cordeiro é sacrificado. Quando Deus dá o cordeiro antes da fundação do mundo, isso é graça, é favor imerecido. Antes de criar você, Deus sabia que você iria errar e pecar, mas Ele preparou uma solução: eu vou mandar minha graça”, afirmou.
Por fim, Engel conclui: “Em todo o Velho Testamento, a graça veio através da figura de um cordeiro. Mas no Novo Testamento, quando João Batista viu Jesus, ele declarou: ‘Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo’. O cordeiro agora é uma pessoa. Ele tem pés, mãos e um coração cheio de amor para dar a nós.” Fonte https://guiame.com.br/