A Secretaria de Saúde recebeu, nesta quinta-feira, 13, a visita dos técnicos da equipe de saúde mental de Jequié. O grupo veio à Itapetinga para visitar as Residências Terapêuticas, trocar ideias e experiências que auxiliarão na implantação o dispositivo também em Jequié.
A rede de saúde mental de Itapetinga tem tido merecido destaque na região. O município possui uma rede completa para oferecer tratamento e acolhimento, de forma humanizada e especializada. Formada por CAPS 3, CAPS AD e duas residências terapêuticas, Itapetinga tem se destacado quando o assunto é atendimento a pacientes psiquiátricos.
As Residências Terapêuticas foram instituídas em fevereiro de 2000. Esses dispositivos são importantes ferramentas no processo de desinstitucionalização e reinserção social dos egressos dos hospitais psiquiátricos.
Em dezembro de 2021, a prefeitura de Itapetinga iniciou oficialmente as atividades da sua segunda residência terapêutica. Oito novos moradores chegaram à casa destinada a pessoas com transtornos psiquiátricos com quadro clínico estável, mas que por algum motivo, necessitam de supervisão das atividades diárias ou cuidados com a manutenção do tratamento. O município foi o primeiro a montar duas residências terapêuticas.
O êxito na organização e funcionamento da rede de saúde mental tem feito de Itapetinga um exemplo a ser seguido quando o assunto é tratamento psiquiátrico humanizado e, principalmente, na luta antimanicomial.