Itapetinga tem motivos de sobra para comemorar, e numa das áreas mais importantes para o desenvolvimento da cidade: a saúde. Já está em funcionamento o primeiro equipamento de ressonância magnética da região. A notícia tem dois grandes impactos: a máquina, que é a mais moderna da área da Radiologia, realiza um exame de diagnóstico por imagem de qualquer parte do corpo, produzindo resultados muito claros e objetivos do local examinado, permitindo diagnósticos bastante precisos de enfermidades e complicações identificadas. É um salto de qualidade e detalhamento na investigação e na análise de intervenções médicas.
A segunda repercussão tem a ver exatamente com o impacto que a máquina de última geração vai causar no cotidiano dos pacientes de Itapetinga e região em médio prazo. Antes, os cidadãos precisavam viajar a centros mais bem equipados (e, também, mais distantes), como Vitória da Conquista e Itabuna, para a realização de exames como estes.
Agora, com a ressonância instalada no Centro de Diagnóstico (CDI-Itapetinga) e sob a direção de Dr. Eder Rezende Filho, este trajeto não será mais um transtorno.
“Estamos muito felizes com esta aquisição. Estamos trabalhando a partir de agora com tecnologia de ponta, capaz de capturar imagens em alta resolução e em diversos ângulos, permitindo que os médicos visualizem os órgãos e tecidos internos com precisão. É um ganho extraordinário para Itapetinga”, comemora Dr. Eder, anunciando que o agendamento para exames de diagnóstico já está em prática no CDI. Responsável pelo equipamento e à frente da novidade, ele é radiologista pelo Conjunto Hospitalar do Mandaqui (SUS-SP), especialista em Radiologia Diagnóstica em Músculo Esquelético pelo Hospital Israelita Albert Einstein e membro titulado do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR).
O equipamento de ressonância magnética, da série Philips Achieva, está instalado em ambiente acolhedor e toda a operação será conduzida por equipe especializada. “A clínica é uma referência em Itapetinga e nossa preocupação sempre foi a de oferecer o melhor, mais adequado e mais seguro serviço para a população da região”, completa Dr. Eder. Para celebrar e marcar a novidade, será realizado um evento de inauguração do setor de Ressonância Magnética no dia 02/06, às 18h, no CDI, com a presença de autoridades, parceiros e imprensa.