O município de Caatiba, 62 anos de emancipação política, localizado no Centro Sul da Bahia, distante 607 km da capital Salvador e 68 Km de Vitória da Conquista, viu sua população encolher nos últimos 12 anos, em 46%. Em 2010 sua população era estimada em 14.400 habitantes e, na última quarta-feira, 28.06.23, segundo o IBGE esse número caiu para 6.205.
Isso se deve a alguns fatores, como: Perda do distrito Icaraí do Ranulfo em 2012, para Nova Canaã; Devolução do distrito São José do Colônia em 2017, para Itambé; Perda de territórios para Planalto e Barra do Choça; Queda na taxa de natalidade; Falta de geração de EMPREGO, ocasionando uma grande Migração Urbana, principalmente dos jovens, por falta de oportunidades.
Tudo isso reflete na arrecadação do município; Perda no FPM; Perda na Saúde; Perda na Educação; Perda na Geração de Emprego e Renda; Perda na Infraestrutura; Falta de Espaço para os JOVENS.
Dr Paulo Henrique, liderança política (UNIÃO BRASIL), vê a situação com preocupação, conhecedor dos problemas que levaram e levam a perda de habitantes do município de CAATIBA. Já havia sinalizado que a perda do distrito de Icaraí do Ranulfo e a devolução do distrito de São José do Colônia, a falta de geração de emprego e renda, a diminuição da taxa de natalidade, trariam grandes prejuízos. A CONTA CHEGOU. E os responsáveis pela mesma são os gestores da administração deste município (Caatiba) de 2009 a atual.
Hora de reagir e buscar soluções antes que o município se torne um distrito, é pouco provável que o mesmo volte a crescer, no entanto, o primeiro passo para a volta do crescimento é a geração de EMPREGOS e outras formas de atração de trabalho.