Na última sexta – feira, (27) aconteceu no colégio Dona Geni, o projeto: Concurso Gastronômico intitulado “AQUI TEM DENDÊ”,com a primeira edição, com a participação dos alunos do 8° ano da Escola Dona Geni. O Idealizador do Projeto: O Pedagogo, Historiador e Especialista em Educação e Diversidade Étnico – Cultural João Taylle Teles Lima. Professor de Cultura Afro Brasileira e Indígena com experiência á 10 anos de docência com a Disciplina. levando saberes e sabores a mesa dos nossos jurados, tendo como Corpo de Júri:
Coordenadora da Clínica da Família do Distrito de Bandeira do Colônia Aline Dutra.
A Técnica de Enfermagem da Clínica da Família do Distrito de Bandeira do Colônia Carol Anunciação
A Professora Laila Almeida
A Nutricionista Ismênia Ribeiro.
A Professora Romilce Cardoso Alves.
A finalidade dessa ação pedagógica, artística, cultural, foi mostrar aos educandos a importância da culinária afro brasileira, que com um incremento maravilhoso, saboroso e aromatizador, utilizado pelas negras cozinheiras no período da escravidão.
A Gastronomia brasileira é resultado das mais diversas influências trazidas por inúmeros povos: indígenas, portugueses, africanos, japoneses, entre vários outros povos que aqui se instalaram no nosso país. Mas é sabido, que muitos dos sabores e saberes presentes na culinária nacional são advindos do Continente Africano.
Nessa perspectiva de resgate das manifestações culturais, bem como a religião, a língua, a música, a dança as quais os negros escravizados trouxeram consigo. A comida é imprescindível, sendo um dos grandes elementos de maior influência da cultura africana na cultura brasileira. E Gilberto Freyre em seu livro CASA GRANDE & SENZALA, ele traz uma afirmação que nos faz refletir sobre essa mistura e tanta sabedoria, onde diz que:
“No regime alimentar brasileiro, a contribuição africana afirmou-se principalmente pela introdução do azeite de dendê e da pimenta malagueta hoje tão característicos da cozinha baiana.”
E o espaço escolar, necessita com base na LDB – Lei de Diretrizes e Bases, com.um dos maiores documentos hoje que temos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e com o PPP – Projeto Político Pedagógico da instituição, promover essas ações, para que esse processo ancestral, não venha com ser excluído dos nossos currículos, pois como já diz Marcus Garvey :
“UM POVO SEM CONHECIMENTO DA SUA HISTÓRIA, ORIGEM E CULTURA É COMO UMA ÁRVORE SEM RAÍZES”
Sendo assim, precisamos fazer com que com que a lei 10.639/2003 seja realmente discutida e estudada de forma eficaz e respeitosa no que diz respeito a efetivação da lei nas escolas públicas e privadas. Pois precisamos está sempre inovando a nossa prática pedagógica e histórica e metodológica atendendo assim os olhares e fazeres de nossos alunos, despertando o desejo de buscarem conhecimentos, serem produtivos e nós enquanto professores abrir espaço em nossas salas, para os novos talentos que é nesse espaço que descobrimos os nossos artistas e grandes profissionais. Por tanto agradeço a Escola Dona Geni por acreditar e apoiar o meu trabalho na pessoa da Diretora Daniele Xavier e toda equipe diretiva.
Prof Idealizador do Projeto: O Pedagogo, Historiador e Especialista em Educação e Diversidade Étnico – Cultural João Taylle Teles Lima. Professor de Cultura Afro Brasileira e Indígena com experiência á 10 anos de docência com a Disciplina.
Alunos do 8° ano A, B, C
Diretora: Daniele Xavier
Coordenadora: Thalita Antunes