Foi realizado na última quinta-feira, 23/11, nos Stúdios da Rádio e TV Vale do Colônia, a entrevista com o Líder Político, Advogado e Ex-Prefeito da Cidade de Itororó, o Sr. Adroaldo Almeida. A entrevista, mediada pelo Radialista Rubinho Cordeiro, foi transmitida ao vivo e de forma simultânea palo Canal do YouTube e pelo Aplicativo Rádios NET, ambos na página da Rádio e TV Vale do Colônia. Tendo como temática principal: Eleições Municipais 2024, o mediador Rubinho Cordeiro não se absteve de fazer quaisquer tipo de questionamento ao Ex-Prefeito, que também não se esquivou de responder a todas as perguntas de forma direta, firme e objetiva.
Iniciando por volta das 19h, a entrevista teve duração de 54 minutos e ainda se encontra disponível para acesso, em formato de PodCast (entrevista em áudio e vídeo), no Canal do YouTube da Rádio e TV Vale do Colônia.
Dentre os principais diálogos abordados, destaca-se o questionamento a respeito do Ex-Prefeito estar ou não com seu nome à disposição para o Pleito do Executivo Municipal nas próximas Eleições, o que foi prontamente rechaçado pelo entrevistado pois, por questões estritamente pessoais, o Ex-prefeito, apesar de estar apto a concorrer, não estará participando diretamente na disputa para Prefeito em 2024.
Adroaldo Almeida destacou bastante o orgulho em ter sido Prefeito da Cidade de Itororó, abordando suas raizes com o município, sua militância política, principalmente nas classes sociais mais simples e populares, sua fidelidade partidária para com seu partido PT (Partido dos Trabalhadores), destacando os seus líderes políticos: Lula (Presidente da República), Rui Costa (Ministro da Casa Civil), Jerônimo Rodrigues (Governador da Bahia), o Senador Jaques Wagner e o Deputado Estadual Rosemberg Pinto, todos do seu partido.
Outro tema abordado e que chamou bastante atenção foi o fato de Adroaldo Almeida ressaltar que seu partido está articulando no Município a formação de uma chapa forte e do lado do Governo, indicando o nome da Médica Dra Luciana como referência e apoiada por todas as lideranças da esfera federal, estadual e municipal do Partido dos Trabalhadores e seus aliados.
Sobre a possibilidade do atual Prefeito de Itororó, o Sr. Paulo Rios (PP) pleitear sua reeleição para o Executivo Municipal, Adroaldo Almeida disse que, como o mesmo faz parte de um mesmo agrupamento político, chefiado pelo Deputado Rosemberg Pinto, tem totais condições de se fortalecer e ter seu nome consolidado como candidato a Prefeito em 2024, assim como o nome de outros possíveis candidatos que fazem parte da base do Governo Estadual, dentre eles o do Radialista Rubinho Cordeiro, da vice-prefeita Marcilia Costa, e o ex-vereador e presidente da Câmara Municipal, Jônatas Lisboa.
Adroaldo Almeida, quando questionado pelo mediador, ressaltou bastante os feitos de quando era Prefeito da cidade, destacando o fato de ter tido mais de mil funcionários contratados em sua gestão, o número de obras realizadas (dentre elas a implantação do CETEP, do Samu e do INSS em nossa cidade) e do aumento salarial de 45% para os funcionários do SAAE e para os servidores efetivos do Município, honrando o pagamento em dia durante grande parte de sua gestão, com exceção dos três últimos meses onde houve um pequeno atraso na folha salarial municipal e quando passou por algumas complicações para honrar com outros compromissos de sua gestão. Ressaltou que, ao final do seu mandato, articulou com seu Procurador Jurídico para fazer uma ação judicial de ‘Confissão de Dívida’, assegurando assim, que aqueles funcionários que ficaram sem receber salário naquele momento pudessem serem contempladas em um momento futuro, situação que acabou acontecendo para todos que tinham direito.
Questionado sobre a situação do PT na cidade de Itororó, o Ex-Prefeito Adroaldo Almeida não poupou elogios ao partido, a todos os candidatos eleitos ao longo da história por sua base, dentre eles Valfrido Miranda, Professor Nivaldo e Marli Santos e destacou bastante inúmeros nomes que fizeram parte de seu mandato, dentre eles Secretários e demais funcionários com cargos importantes de governança no Município.
Sobre a situação do atual e único vereador eleito pelo Partido dos Trabalhadores no Município, o Vereador Dr. Gustavo Souza, Adroaldo Almeida o desejou boa sorte, caso queira seguir por uma outra vertente partidária para as próximas eleições já que, segundo ele, cada um tem o direito de seguir o caminho que desejar e que achar ser o mais correto, apesar de ressaltar que o atual vereador está seguindo pelo lado político errado, indo de encontro ao atual governo. Destacou o tanto que ajudou Dr. Gustavo nas duas eleições que foi eleito como Vereador no Município e que fez o convite para que o mesmo continuasse no partido para concorrer a reeleição nas próximas eleições.
Questionado pelo mediador a respeito de nomes que não fazem parte de sua base política, como Jônatas Lisboa e Marcília Costa, e que surgem como possíveis candidatos da chapa do Governo, Adroaldo Almeida se posicionou dizendo que o Deputado Rosemberg Pinto é uma pessoa bem articulada e bem relacionada e que, faltando ainda mais de 11 meses para as próximas eleições municipais (ocorrerá em 06 de Outubro de 2024) e com as convenções partidárias marcadas para Agosto do ano que vem, ainda é muito cedo para se definir a chapa majoritária, mas que todas as possibilidades são válidas, dependendo da viabilização de nomes dos possíveis candidatos, apesar de concordar que o atual prefeito Paulo Rios sai na frente nessa disputa, com a médica Dra. Luciana tendo bastante destaque e surgindo como um nome de peso no partido do governo.
Ao responder sobre o fato do nome do Ex-Prefeito Adauto Almeida fazer parte de um mesmo grupo político do Governo, Adroaldo Almeida disse que não faz restrições políticas ao nome de ninguém, mas que apesar de possível, acha bastante improvável acontecer. Já quando questionado sobre o fato do Ex-Preteito Adauto Almeida ter ou não articulação política para uma candidatura de oposição ao governo, Adroaldo foi enfático ao dizer que o ex-prefeito tem sua articulação política, vem de um longo histórico na política iniciada por familiares que já ocuparam cargos de vereador em Itajaí, distrito de Nova Canaã e vereador e Vice-Prefeito em Firmino Alves, porém ressaltou que o ex-prefeito Adauto Almeida é adepto de uma política do “toma lá, dá cá”, agindo de forma tradicional mas querendo se passar por novidade. Ressaltou que o Ex-prefeito Adauto está se articulando com atual presidente da Câmara Municipal, João Brito, bem como com a ex-presidente, a Vereadora Andréa Figueirêdo. Criticou o fato de Adauto ser contratado da Prefeitura, bem como seu filho Rodrigo Almeida e seu genro Ramon Barros, atual Diretor do SAAE, e diversos funcionários que trabalham na atual gestão e são aliados políticos de Adauto e, ainda assim, eles não pediram pra sair e o Prefeito Paulo Rios não os demite mesmo fazendo oposição ao governo, fato que não ocorreu em seu Governo como Prefeito, onde desvinculou uma série de funcionários aliados ao então adversário político Marco Brito, a pedido dos mesmos.
Sobre o possível apoio da maioria dos vereadores à candidatura de Adauto, Adroaldo disse que tudo ainda está muito em aberto e que nomes importantes do Poder Legislativo Municipal poderão apoiar a candidatura da base do Governo, a qual ele faz parte e que o Prefeito Paulo Rios e a vice Marcília terão um papel fundamental para esse convencimento.
Adroaldo citou o nome do empresário Paulo Renê como possível aliado político para as próximas eleições, assim como o Vereador Walter Marques.
Segundo o ex-prefeito Adroaldo Almeida, o Partido dos Trabalhadores montará uma chapa com 12 elegíveis para vereador (08 homens e 04 mulheres) e que nomes como Valfrido Miranda, Professor Nivaldo Moreira, o Vereador Suplente Abdias e o jovem Danilo Oliveira despontam como possíveis candidatos para o pleito municipal.
Adroaldo finalizou confirmando a vinda do Governador Jerônimo Rodrigues no próximo dia 02 de Dezembro a Itororó, onde entregará a Nova Escola Estadual para a população, dentre outras novidades e convidou toda população a estarem prestigiando.
*Texto retirado do áudio original da entrevista concedida pelo convidado Adroaldo Almeida à Rádio e TV Vale do Colônia