Itapetinga se destacou como uma das cidade mais bem saneada da Bahia, de acordo com os dados coletados durante o último Censo. A pesquisa leva em consideração a zona rural e urbana e o número de imóveis com rede coletora de esgoto.
Segundo a pesquisa, 94,77% do município tem rede coletora de esgoto e mais de 98% dos imóveis tem ligação regular de água. De acordo com o diretor do SAAE de Itapetinga, Airton Ferraz, os dados são fruto de um trabalho criterioso e responsável que permite que, mesmo com uma das mais baixas tarifas de água do estado, a autarquia consegue seguir investindo e beneficiando a população. O diretor afirma, ainda, que tem metas ainda maiores para o município.
“A gente desenvolveu um projeto de aumentar ainda mais esses índices que estão previstos no marco regulatório de saneamento. Ao invés de atingirmos 99% da população com acesso à água potável em 2033, a gente já vai atingir 100% em 2024. Até 2033 a gente que atingir quase 100% de coleta e tratamento de esgoto. É uma meta ambiciosa, mas possível de ser realizada”, disse Airton Ferraz.
O diretor falou ainda sobre o trabalho que segue desenvolvendo. “Estamos em um processo de recuperação de todas as estações de tratamento de esgoto. Agora recentemente nós terminamos as obras de recuperação das lagoas facultativas que tratam cerca de 15% do esgoto domiciliar da cidade”, disse.
Saneamento básico é essencial para a vida da população. Estima-se que a cada R$ 1,00 investido em saneamento, R$ 4,00 são economizados na medicina curativa.
Ampliação da rede
Lagoas de decantação
Lagoas de decantação