Imprensa internacional repercute como ‘tarifaço’ de Trump deu ‘impulso inesperado’ à popularidade de Lula

0

Imprensa internacional repercute como ‘tarifaço’ de Trump deu ‘impulso inesperado’ à popularidade de Lula

A corrida à Presidência do Brasil em 2026 se desenhava como num dejà vu do cenário dos Estados Unidos de 2020: um presidente idoso, com popularidade em queda, enfrentaria um rival (ou aliado dele) que reclamava sem provas de uma fraude eleitoral no pleito anterior. A analogia é do jornal New York Times, que destacou, no caso brasileiro, uma mudança de rumo inesperada: “entrou em cena o presidente Trump”. O NYT e outros veículos da imprensa estrangeira ressaltaram como o tarifaço do presidente americano reacendeu o apoio ao homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O jornal New York Times escreveu que a ameaça de Trump de impor tarifas de 50% sobre exportações brasileiras — num apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e a interesses de Big Techs e outras empresas americanas — “embaralhou o cenário político do Brasil”, dando a Lula “um impulso inesperado”. A retórica do republicano, diz o NYT, deu ao petista uma mensagem clara: “não vamos recuar diante de um valentão”. A postura de Lula viralizou nas redes sociais, deu novo ânimo a apoiadores e reacendeu “a esperança” de uma quarta vitória em eleição presidencial, no ano que vem.

O jornal americano ouviu cientistas políticos e compilou dados de pesquisas recentes para embasar a análise. O New York Times apontou, ainda, que o impulso pró-Lula “é mais um exemplo do efeito anti-Trump, um fenômeno global que já influenciou eleições no Canadá, na Austrália e em outros lugares”, em favor de candidatos que bateram de frente com o chefe da Casa Branca.

New York Times repercute efeito de tarifaço de Trump na popularidade de Lula — Foto: Reprodução/NYT
New York Times repercute efeito de tarifaço de Trump na popularidade de Lula — Foto: Reprodução/NYT

O argentino La Nacion, por sua vez, também citou um “impulso inesperado” para Lula a partir da tensão comercial e diplomática com os Estados Unidos. O jornal destacou que, pela primeira vez no ano, o governo Lula “vê sinais de alívio em sua crise de popularidade”. O diário explicou como a gestão petista articulou a resposta a Trump com uma defesa da soberania nacional.

“Desde o anúncio de Trump, o governo Lula tem travado uma intensa batalha política nas redes sociais, apresentando a crise como uma questão de defesa da soberania nacional e buscando desgastar Bolsonaro e seus aliados, associando-os à agressão contra os interesses dos brasileiros. ‘Brasil é dos brasileiros’ tornou-se um dos lemas do governo, que o próprio Lula exibiu em um boné em uma foto fixada em seu perfil no X”, afirma trecho da reportagem.

La Nacion comenta efeito de tarifaço de Trump na popularidade de Lula — Foto: Reprodução/LA NACION
La Nacion comenta efeito de tarifaço de Trump na popularidade de Lula — Foto: Reprodução/LA NACION

A BBC News, em sua versão Brasil, escreveu que as medidas anunciadas por Trump acabaram “repercutindo positivamente” para o governo Lula. O site também ressaltou que o pacote de investigações abertas pelos EUA sobre práticas comerciais do Brasil resvalou no sistema de pagamento Pix, muito popular entre os brasileiros.

A agência de notícias Reuters deu destaque a dados da pesquisa Genial/Quaest que mostraram uma reversão da tendência de queda da popularidade de Lula. A taxa de desaprovação do governo recuou numericamente de 57% para 53% em relação à medição anterior, de 4 de junho. O percentual dos brasileiros que aprovam o governo passou de 40% para 43%. Foi a primeira melhora na avaliação depois de uma sequência de reveses iniciada em julho de 2024. A Reuters contextualizou os resultados com efeitos e discursos decorrentes da ameaça de Trump.

A tendência de melhora na popularidade do governo após o “tarifaço” do presidente americano também se refletiu nas intenções de voto para Lula em 2026. Dados da pesquisa Genial/Quaest divulgados nesta quinta-feira (17) mostram que o petista abriu vantagem novamente sobre Jair Bolsonaro (PL) e outros candidatos de direita no segundo turno. Além disso, o percentual de brasileiros que gostaria de ver Lula concorrendo à reeleição cresceu de 32% para 38% desde o levantamento anterior.

(O levantamento da Quaest divulgado nesta quinta-feira foi realizado entre os dias 10 e 14 de julho, de modo a capturar a reação da opinião pública ao “tarifaço” anunciado por Trump aos produtos brasileiros no dia 9. Foram entrevistadas 2.004 pessoas, de maneira presencial, com aplicação de questionários. O nível de confiança na amostra, ou seja, a chance de os resultados refletirem a realidade nesses parâmetros, é de 95%.)

Fonte :https://oglobo.globo.com/

Feliz
Feliz
0 %
Sad
Triste
0 %
Excited
Animado
0 %
Sleepy
Sonolento
0 %
Angry
Nervoso
0 %
Surprise
Surpreso
0 %

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui