
No dia 29 de julho de 2025, o Colégio Dona Geni, localizado no distrito de Bandeira do Colônia, foi palco de uma manhã memorável com a realização do Café Cultural: Café das Pretas, em alusão ao Julho das Pretas. O evento abordou o tema “Saúde Mental das Mulheres Negras no Brasil: Impactos Psicossociais do Racismo”, promovendo uma profunda reflexão sobre as vivências e desafios enfrentados por mulheres negras na sociedade brasileira.

A atividade foi idealizada e orientada pelo professor João Tayle, especialista em Educação e Diversidade Étnico-Cultural e em Relações Étnico-Raciais. A ação contou com a participação ativa das turmas do 9º ano da Escola Dona Geni, sob a gestão da diretora Daniele Xavier e da vice-diretora Renata Maria, e aconteceu na biblioteca da escola.

O Café das Pretas fez parte da culminância do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, e também prestou homenagem a Tereza de Benguela, símbolo de resistência feminina negra no Brasil.

Entre as convidadas e palestrantes que abrilhantaram o evento, estiveram mulheres de grande representatividade e atuação nas áreas da educação, cultura, política e saúde mental:

-
Thaíse Sá – Professora, cientista social e política pela UFBA, pesquisadora e apresentadora do AfroRap – Papo das Pretas.
-
Viviane Macário – Professora, apresentadora do AfroRap e membro do Coletivo Afro de Itapetinga.
-
Dina Cardozo – Diretora artística, pedagoga, coreógrafa, bailarina e fundadora da Escola de Dança que leva seu nome.
-
Roberta Melo – Psicanalista clínica, neuropsicanalista, mestra em educação e acadêmica de Psicologia.
-
Maíra Fernandes – Pedagoga e membro do Coletivo Afro de Itapetinga.
-
Mariana Lima – Professora, especialista em Leitura, Produção Textual e Diversidade Cultural, fundadora do Coletivo Afro de Itapetinga.
-
Dra. Moema Chagas – Delegada titular do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM).
-
Deyde Silva – Pedagoga, assistente social, mestre em Educação e apresentadora do AfroRap.
O evento também contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Educação, como o coordenador geral técnico Ronaldo, e os servidores Manoel Neto, Ivanilde Teixeira e Tânia Macário.
A cobertura fotográfica ficou por conta de Arthur, registrando os momentos marcantes da atividade.
O Café Cultural: Café das Pretas reafirmou o compromisso da Escola Dona Geni com a valorização da cultura afro-brasileira, a luta contra o racismo e o fortalecimento da identidade e do protagonismo das mulheres negras no contexto educacional e social.





