ELEIÇÕES PARA GESTORES ESCOLARES EM ITAPETINGA!

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A Prefeitura Municipal de Itapetinga, por meio da Secretaria de Educação, lança edital para o processo seletivo interno e eleições diretas para a função de gestores e vice-gestores das escolas da rede municipal.

Esse processo representa um avanço importante para a educação municipal, pois a gestão democrática no âmbito educacional é uma luta constante que precisa avançar para a sua efetivação real, garantindo processos coletivos de participação e decisão. O Plano Nacional de Educação prevê a efetivação da gestão democrática por meio de processo seletivo que associe critérios técnicos de mérito e consulta pública à comunidade escolar.

Na última segunda-feira, o secretário de educação, professor Alécio Chaves, reuniu a equipe da Secretaria de Educação e os gestores escolares para apresentar a comissão eleitoral. Essa comissão é composta por:

  • Um representante da Secretaria Municipal de Educação,

  • Três representantes dos docentes em exercício,

  • Dois representantes dos discentes,

  • Um representante dos servidores de apoio,

  • Um representante da APLB Sindicato,

  • Um representante do Conselho Municipal de Educação.

Na oportunidade, o secretário solicitou ampla divulgação do edital e total transparência no processo:

“A Secretaria Municipal estará acompanhando o processo, confiando na comissão que foi formada por profissionais competentes. Essa eleição será um marco na história da educação municipal de Itapetinga. Estamos fazendo história.” – Alécio Chaves

Critérios para participar do processo seletivo:

  • Ser ocupante de cargo efetivo de professor ou coordenador pedagógico na rede municipal há, no mínimo, 3 anos;

  • Ter licenciatura plena em Pedagogia ou em outra licenciatura, desde que já tenha concluído ou esteja cursando especialização lato sensu em Gestão Escolar ou Gestão Educacional;

  • Estar lotado há pelo menos 3 anos na Unidade de Ensino para a qual deseja concorrer;

  • Apresentar certificado de conclusão do Curso de Formação para Gestores Escolares, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação via AVAMEC, com carga horária mínima de 120h (podendo ser somatória).

Inscrições e etapas do processo:

  • As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelo site: www.acoeseducacionais.com.br, no período de 15 a 17 de abril.

  • O Processo Seletivo Interno será composto por 4 etapas:

    1. Curso Preparatório para Elaboração do Plano de Gestão Escolar;

    2. Elaboração do Plano de Gestão;

    3. Prova Escrita;

    4. Eleição Direta.

Sobre a Eleição Direta:

  • A inscrição deverá ser feita através de chapas, de acordo com as características da Unidade Escolar.

  • Poderão votar:

    • Servidores municipais (efetivos ou contratados) que atuam na respectiva unidade escolar;

    • Pais ou responsáveis legais de estudantes regularmente matriculados;

    • Estudantes com 16 anos ou mais, regularmente matriculados.

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