Lídice da Mata reforça a luta por direitos em sessão solene para celebrar o Dia Internacional da Mulher

0

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) participou, nesta terça-feira (5), da sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Celebrado em 8 de março, a data marca a história da constante luta por melhores condições de trabalho, combate à violência e ao feminicídio, igualdade de gênero e maior espaço nas áreas de poder.

Para a socialista, a data marca a luta pela reafirmação dos direitos das mulheres e por novas conquistas. “Temos sido vitoriosas em diversas batalhas desde a conquista do voto, há 92 anos, mas de maneira homeopática. Precisamos dar velocidade às conquistas que as mulheres precisam realizar na sociedade brasileira”, reforçou.

Segundo Lídice, ainda existe uma pequena participação de mulheres na política, condições de pobreza que atingem esse público, salários baixos e incompatíveis, e um alto índice de violência e feminicídio que prejudicam o gênero feminino.

“Nossa luta é para que o Parlamento dê mais condições para que possamos exercer nosso papel na Casa e aprovar projetos de garantia de direitos das mulheres na sociedade”, disse.

Dados do IBGE mostram que mulheres recebem 20% a menos do que homens, mesmo exercendo a mesma função. Elas são, ainda, a maioria na taxa de desempregados do País. Mesmo compondo a maior parcela da população, elas são minoria nas esferas de poder. Na Câmara dos Deputados as mulheres representam apenas 17,7% das cadeiras.


Canais de atendimento na Voz do Brasil

Lídice é atuante na batalha feminista e apresenta diversas propostas que englobam emprego, proteção, assistência e representatividade.

Nesta terça (5), o Plenário da Câmara aprovou o projeto de lei nº 754/23, de autoria da deputada socialista, que prevê a divulgação de canais de atendimento à mulher vítima de violência na Voz do Brasil, programa de rádio de alcance nacional, com informações dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O texto segue para o Senado.

“O rádio ainda é o principal meio utilizado por muitas famílias para se informar. Ele é um importante aliado no combate à violência contra mulheres e uma das principais vantagens é a capacidade de atingir grande número de pessoas em diferentes locais, em tempo real”, justificou Lídice.

Criada em 1935, a veiculação da Voz do Brasil é prevista em lei e transmitida pela Empresa Brasileira de Comunicação. A proposta de Lídice prevê, dentro da programação, um minuto destinado a divulgar os canais de atendimento a mulheres vítimas de violência.

“Enquanto os números de violência contra as mulheres seguirem nos mais altos patamares, medidas como esta sempre se farão necessárias. Não nos furtaremos de seguir firmes nessa luta de proteger mulheres e meninas vítimas dos mais variados tipos de abusos”, acrescentou.

 

Com informações da Liderança do PSB na Câmara

Feliz
Feliz
0 %
Sad
Triste
0 %
Excited
Animado
0 %
Sleepy
Sonolento
0 %
Angry
Nervoso
0 %
Surprise
Surpreso
0 %

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui